top of page

2012/1

 Centro Civico  Altanon  Feltre (BL) Itália - 2012/2
Arquiteto e Urbanista

2013

Grupo:

Francesca Guerrieri / Antonio Rea / Jacopo Sartore / Raoni Motta / Elvis Pasa

1-/ Intro:

A base da proposta é a vontade de reintroduzir a área do Altanon com o restante da cidade de Feltre Itália (BL), através um eixo principal interligando a praça existente com o sitio Altanon, considerando os campos de analise espaço pessoa, recursos.

2-/ Concept

O eixo vem traduzido em fase de conceito com o inserção do edifício nas áreas verdes do plano de intervenção. Um muro de acumulo de calor chamado por nós de green flow, se transforma em suporte para os volumes orientado ao norte e plantas tipo “trepadeiras “ ao sul, completando o fechamento da estufa permitindo assim um ponto central de distribuição.

3-/ Masterplan

Na escala urbana o eixo é evidenciado pela altura do muro e suas funções variáveis, como ele passa de base e sustentação estrutural principal para o edifício, como para áreas de lazer como escaladas. Ao seu entorno vem fechado com áreas de lazer em piso de terra natural, espelhos d’agua, e áreas verdes.

4-/ NZEB

Como previsto na diretiva Europeia, a partir de 2020, este projeto produzira mais energia do que ele mesmo consome, com uma redução de energia graças, as ações simultâneas que compõe o invólucro como um todo mais sistema de climatização. ( sinergia invólucro + sistema climatização), se atinge a produção “in-loco” da própria energia graças os painéis fotovoltaicos instalados na cobertura.

5-/ Particular Construtivo

Na escala do detalhe construtivo foi unida a pesquisa utilizo de materiais inovadores com sua fabricação mais vizinha possível ao sítio. A parede pré-fabricada XLan e caixilhos em alumínio contribuíram para que se obtenha classe A+, tais são produzidos na circuncisão de Belluno, sendo assim reduzindo os custos de gestão do canteiro de obras, e obtendo o credito LEED correspondente.

6-/ Business Plan

Sem um adequado plano de financiamento este projeto estaria somente em papel, e é por isso que previmos dois tipos de soluções diferentes para gestão do edifício: uma cooperativa com retorno imediato, ou da prefeitura de Feltre com o retorno após 18 anos.

7-/ Ciclo de vida

Considerando o fator tempo no processo de projetação, realização e utilizo do projeto, vem proposto um uso alternativo do edifício, com sua desmontagem parcial restará somente o “muro de concreto”.

Isto é possível graças aos sistemas de montagem a seco e materiais facilmente reciclados e reutilizados.

bottom of page